sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Escola e PSE promovem a oficina "Práticas de alimentação saudável no ambiente escolar" para professores e merendeiras de Lajes Pintadas


Aconteceu na escola estadual São Francisco encontro entre na última terça (7), das 8h00 às 12h00, nossa Escola recebeu professores e merendeiras de todas as Escolas da rede Estadual e Municipal de ensino de Lajes Pintadas, para a realização da Oficina "Práticas de alimentação saudável no ambiente escolar".  A oficina, solicitada por nossos profissionais é uma das ações do Plano de Metas da escola e também faz parte do cronograma de ações do Programa Saúde na Escola - PSE, o qual nossa Escola foi contemplada no ano de 2012.

A oficina teve como orientadoras a enfermeira do PSE, Vanessa Umbelino e a nutricionista Thayse Moreira Morais e tem como intuito formar multiplicadores no que diz respeito a saúde e a qualidade de vida do educando, apresentando, entre outros temas, os dez passos para a qualidade de vida da criança, do adolescente e do adulto.
O Ministério da Saúde desenvolveu os dez passos para a promoção da alimentação saudável na escola:


1º passo – A escola deve definir estratégias, em conjunto com a comunidade escolar, para 
favorecer escolhas saudáveis.

2° Passo – Reforçar a abordagem da promoção da saúde e da alimentação saudável nas atividades curriculares da escola.

3° Passo – Desenvolver estratégias de informação às famílias dos alunos para a promoção da alimentação saudável no ambiente escolar, enfatizando sua co-responsabilidade e a importância de sua participação neste processo.


4° Passo – Sensibilizar e capacitar os profissionais envolvidos com alimentação na escola para produzir e oferecer alimentos mais saudáveis, adequando os locais de produção e fornecimento de refeições às boas práticas para serviços de alimentação e garantindo a oferta de água potável.

5° Passo – Restringir a oferta, a promoção comercial e a venda de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sal.

6° Passo – Desenvolver opções de alimentos e refeições saudáveis na escola.
7° Passo – Aumentar a oferta e promover o consumo de frutas, legumes e verduras, com ênfase nos alimentos regionais.

8º Passo - Auxiliar os serviços de alimentação da escola na divulgação de opções saudáveis por meio de estratégias que estimulem essas escolhas.

9° Passo – Divulgar a experiência da alimentação saudável para outras escolas, trocando informações e vivências.

10° Passo – Desenvolver um programa contínuo de promoção de hábitos alimentares saudáveis, considerando o monitoramento do estado nutricional dos escolares, com ênfase em ações de diagnóstico, prevenção e controle dos distúrbios nutricionais.

Por Ana Lúcia

Nenhum comentário: