quinta-feira, 10 de maio de 2012

Escolas realizam encontro para falar sobre o Programa Saúde na Escola (PSE)

As escolas estaduais Virgílio Furtado e São Francisco reuniram esta semana pais, professores, equipe gestora, funcionários e a enfermeira do PSE (Programa Saúde na Escola), responsável pelo monitoramento do Programa no município, a enfermeira Vanessa Umbelino, com o objetivo de apresentar e discutir o Programa do Governo Federal com o qual foram contempladas as duas escolas.
Apesar de já existir desde o ano de 2007 no Brasil e já há alguns anos no município, somente este ano as escolas da rede estadual tem acesso ao mesmo. O programa Saúde na Escola tem como objetivo principal contribuir com a formação integral dos estudantes da educação básica por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfraquecimento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
As escolas estaduais Virgílio Furtado e São Francisco também receberam uma equipe do PPS (Programa de Promoção a Saúde) deste município, que ministrou palestra com alunos dos dois estabelecimentos de ensino.
A equipe era composta por Andreza Feitoza (Assistente Social), Andressa Marinho (Fisioterapeuta), José Alcides Júnior (Enfermeiro) e Maria do Socorro Alves (Agente de Saúde), que trabalhou o tema "Dengue", esclarecendo as causas e consequências de ocorrências de epidemias da dengue, em suas formas clássica ou hemorrágica e chamando a atenção para a importância dos hábitos de higiene como forma de manter a saúde e prevenir as doenças.

Durante a palestra foi exibido o vídeo "A turma do Bairro em Sai Fora Dengue".
Assim, agradecemos a equipe que, com suas ideias, contribuições e sugestões, viabilizaram a construção de um caminho alternativo para a inserção do componente educativo nas ações de saúde coletiva. Destacaram as direções das escolas.

Nenhum comentário: