segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Matrículas para alunos da rede estadual prossegue até dia 24

A maioria das 699 escolas da rede estadual de ensino começou hoje (13) e realizam até dia 24 as matrículas para os alunos "novatos", que são aqueles oriundos da rede municipal de ensino ou estão saindo de uma escola para outra para cursarem o ensino médio.

"Na verdade, as matrículas são feitas o ano todo, porque também tem as transferências escolares", exemplificou a coordenadora estadual de Órgãos Regionais da Educação (Core), professora Elisabeth Jácome da Costa Brito.

As matrículas dos "novatos" preenchem as vagas remanescentes e abertas depois de feitas as matrículas dos alunos "da casa", como são chamados os estudantes antigos de cada escola.

Ela explicou que em janeiro houve matrículas para alunos da "casa" nas escolas que não fizeram greve no ano passado. Em fevereiro foi a vez dos alunos antigos se matricularem nas escolas onde houve greve.

Por conta disso, o número de vagas disponibilizadas para alunos  novatos em alguns turnos, chega a ser menor do que em outros, como está ocorrendo na Escola Estadual Maria Queiroz, em Felipe Camarão, onde a estudante Leilane Campelo, 26 anos, tinha chegado de manha para tentar uma das 15 vagas,  no  horário noturno, para o terceiro do ensino médio.

"Eu vim de Campo Redondo e se deixar para depois, perco a vaga", chegou a dizer ela, sentada numa cadeira no saguão de entrada da Escola Maria Queiroz. Uma amiga dele ficou guardando a vaga, "enquanto eu fui almoçar".

A professora Maria de Fátima Soares Barbosa fazia as matrículas dos alunos ao lado de outra colega de trabalho e disse que a "Maria Queiroz", que em 2011 contou com 1.345 matriculados, "é a única escola de ensino  médio" de Felipe Camarão, e por isso "sempre se consegue preencher todas as vagas".

Na Escola Maria Queiroz havia 70 e 60 vagas, respectivamente, para o primeiro e segundo ano. Para o período vespertino, não tinha mais vagas para alunos "novatos" do segundo ano, enquanto para o primeiro havia 21 vagas e para o terceiro 19.

Embora seja uma escola de ensino médio, lá também existiam vagas de "novatos" para o ensino fundamental, sendo 50 para o quinto ano e apenas oito  para o nono ano.

Joelma Nogueira Costa também guardava uma vaga noturna para o marido, "que não trancou a matrícula" em 2010, passou o ano passado sem estudar e agora tinha "de concorrer a uma vaga com os novatos".

Nenhum comentário: