domingo, 29 de janeiro de 2012

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!

Se é jovem, não tem experiência. Se é velho, está superado. Se não tem automóvel, é um pobre coitado. Se tem automóvel, chora de “barriga cheia’. Se fala em voz alta, vive gritando. Se fala em tom normal, ninguém escuta. Se não falta ao colégio, é um ‘caxias’. Se precisa faltar, é um ‘turista’. Se conversa com os outros professores, está ‘malhando’ os alunos. Se não conversa, é um desligado. Se dá muita matéria, não tem dó do aluno. Se dá pouca matéria, não prepara os alunos. Se brinca com a turma, é metido a engraçado. Se não brinca com a turma, é um chato. Se chama a atenção, é um grosso. Se não chama a atenção, não sabe se impor. Se a prova é longa, não dá tempo. Se a prova é curta, tira as chances do aluno. Se escreve muito, não explica. Se explica muito, o caderno não tem nada. Se fala corretamente, ninguém entende. Se fala a ‘língua’ do aluno, não tem vocabulário. Se exige, é rude. Se elogia, é debochado. Se o aluno é reprovado, é perseguição. Se o aluno é aprovado, deu ‘mole’.
Por Jô Soares

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Estado confirma pagamento do terço de férias

Está confirmado o pagamento do 1/3 de férias em janeiro para os Funcionários e Professores da rede estadual de ensino. Segundo a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, a direção adiantou o trabalho este ano para evitar discriminação com os funcionários.
A dirigente disse ainda que, apesar da confirmação dada pelo Estado, o Sinte acompanhará de perto o fechamento da folha de pagamento

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Saúde dos alunos das escolas públicas será examinada por equipe médica...

Brasília - As condições de saúde de 11 milhões de estudantes de escolas públicas brasileiras serão avaliadas por médicos, enfermeiros e dentistas das unidades básicas de Saúde a partir de março. Os profissionais estarão em 50 mil escolas de 2 mil municípios do país.

"Muitas vezes, um problema de saúde, se não for identificado, pode atrapalhar o rendimento escolar", disse a presidenta Dilma Rousseff no programa de rádio Café com a Presidenta. Ela acrescentou que o governo deverá ainda envolver os pais no combate à obesidade infantil, problema que afeta um quinto das crianças brasileiras. "Reduzindo a obesidade infantil, vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e o diabetes", explicou.

Dilma Rousseff destacou também as alterações no programa de vacinação infantil, que ocorrem a partir de agosto. A vacina contra a pólio, conhecida como paralisia infantil, será injetável nas duas primeiras doses para bebês e crianças. "Há 22 anos não registramos nenhum caso de paralisia infantil transmitido no país, mas a pólio ainda existe em 24 países. Como as pessoas viajam de lugar para outro e podem trazer o vírus, precisamos manter nossas crianças protegidas", destacou Dilma.

Entretanto, a dose oral, com a campanha do Zé Gotinha, irá continuar para manter a proteção de crianças até cinco anos de idade

Outra alteração no calendário de vacinação se refere à vacina pentavalente. Ela é a soma de duas vacinas já existentes: a da hepatite B e a tetravalente. "Com uma só injeção, a vacina pentavalente vai proteger agora a criança contra cinco doenças: o tétano, a difteria, a coqueluche, a hepatite B e um tipo de meningite grave", disse. "A combinação das vacinas é boa para a criança, que vai precisar tomar uma injeção a menos, mas também é um avanço no processo de vacinação", completou.

A presidenta lembrou também que a meta do governo é investir R$ 7,6 bilhões para construir 6 mil escolas de educação infantil até 2014.

Fonte: Agência Brasil/ Tribuna do Norte

domingo, 22 de janeiro de 2012

MEC cancela edição de abril do Enem 2012

Empresa contratada avalia que ministério não está tecnicamente preparado.
O Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta sexta-feira que não realizará a edição de abril do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. De acordo com nota oficial da pasta, a empresa de gestão de risco contratada concluiu que duas edições da avaliação federal no ano "sobrecarregariam as estruturas de logística do exame". Com a decisão, o Enem 2012 só será aplicado uma vez, nos dias 3 e 4 de novembro. 
Na manhã da quinta-feira, após participar de um programa de rádio, o ministro Fernando Haddad já havia dado indícios de que o MEC cancelaria a aplicação do exame em abril. O motivo seria a decisão da Justiça Federal no Ceará, proferida nesta terça-feira, que determina que todos os participantes do Enem tenham acesso à correção de suas redaçãoes - uma reivindicação de muitos estudantes. A decisão, vale lembrar, é de primeira instância, e a Advocacia Geral da União (AGU) já anunciou que vai recorrer, representando o MEC.

"Não podemos colocar a máquina em fadiga. Há uma questão tecnológica a ser resolvida. É um problema novo que foi colocado e que não é tão simples assim", disse Haddad, que se despede do MEC na próxima semana, transferindo o posto a Aloizio Mercadante. "Por enquanto, teremos um por ano até que tenhamos fôlego para atender às exigências. A questão está sendo discutida e pode não haver [o exame] em abril."

No entanto, antes mesmo da decisão da Justiça Federal no Ceará, Haddad já havia colocado em xeque a realização das duas edições do Enem em 2012. No último dia 11, o ministro declarou que Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC responsável pelo Enem, enfrenta dificuldades para "dobrar o esforço da realização de uma prova de 5 milhões de pessoas".

A nova orientação do ministro contraria portaria publicada no dia 20 de maio de 2011 no Diário Oficial da União. O texto determinava a realização do Enem "pelo menos duas vezes ano ano", a partir de 2012, e definia até mesmo as datas de aplicação da avaliação federal no primeiro semestre: 28 e 29 de abril. De acordo com as declarações do ministro nesta manhã, a portaria, assinada pela presidente do Inep, Malvina Tuttman, corre sério risco de virar letra morta.

Fonte: Veja.com

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ENEM - mais um capítulo...

A Justiça Federal do Ceará atendeu ao pedido do procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho e determinou nesta terça-feira (17) que o Ministério da Educação (MEC) libere acesso à redação para todos os mais de 4 milhões de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011.

De acordo com a sentença do juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, do Ceará, a medida é para ser cumprida em caráter de urgência. “A digna parte promovida para imediato cumprimento deste decisum", diz a sentença.
Para o procurador da República Oscar Costa Filho, “o desequilíbrio matemático decorrente da associação entre avaliações submetidas a tratamento estatístico (provas objetivas), e avaliações desprovidas dessa qualidade, as quais assumem valores absolutos (provas de redação) frustra o dever de tratamento isonômico que deve ser dispensado aos candidatos”, disse na petição.
De acordo com o juiz, a exclusão da nota da redação do cômputo geral do resultado no Enem, inclusive para fins de inscrição no Sisu, seria nociva. “A prova de redação é justamente aquela que permite aferir a capacidade do candidato de articular seu conhecimento sobre a língua portuguesa, demonstrando sua aptidão em interpretar, raciocinar criticamente e desenvolver logicamente uma argumentação”, afirmou.
Para o juiz, “subtrair da Administração Pública a possibilidade de avaliar tais competências, a pretexto de que o critério é imperfeito por não estar a prova de redação submetida à Teoria da Resposta ao Item, causaria grave prejuízo à política educacional e – isto sim – ofenderia o princípio da proporcionalidade”.
Fonte: Agência O Globo/ Diário de Natal

Inscrições no ProUni

Até o meio-dia de hoje (17), o Programa Universidade para Todos (ProUni) já havia recebido inscrições de 733 mil candidatos interessados em uma das 195 mil bolsas de estudo disponíveis para o primeiro semestre deste ano. O processo segue até quinta-feira, exclusivamente pela internet.

Ao acessar o sistema, o estudante pode escolher até duas opções de cursos, indicando sua prioridade. Podem participar do ProUni estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que estudaram em colégio particular com bolsa integral. Também é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e alcançado pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o maior número de inscrições veio de São Paulo: mais de 280 mil. Em seguida, vêm Minas Gerais, com 165 mil; Bahia, com 96 mil; Rio de Janeiro, com 95 mil; e Rio Grande do Sul, com 94 mil. Do total de bolsas oferecidas, 98 mil são integrais e 96 mil, parciais, que custeiam 50% da mensalidade. O benefício integral é destinado àqueles com renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais podem ser pleiteadas por quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos.

A lista dos aprovados em primeira chamada está prevista para 22 de janeiro. Os selecionados deverão comparecer à instituição de ensino onde conseguiram a bolsa no período de 23 de janeiro a 1° de fevereiro para apresentar a documentação necessária e providenciar a matrícula. Após esse processo de confirmação, será divulgada a segunda chamada no dia 7 de fevereiro. Ao fim das duas chamadas, o sistema vai gerar uma lista de espera para preencher as bolsas remanescentes. Os interessados em participar dessa lista deverão fazer o pedido no próprio site do ProUni entre 22 e 24 de fevereiro.

*Fonte: Agência Brasil/ Tribuna do Norte

Pode virar Lei - Aparelhos eletrônicos poderão ser proibidos em sala de aula!

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2806/11, do deputado Márcio Macêdo (PT-SE), que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, incluindo celular, em salas de aula de ensinos básico e superior. Projeto de Lei restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, incluindo celular, em salas de aula de ensinos básico e superior
Pela proposta, só serão permitidos aparelhos relacionados ao "desenvolvimento de atividades didáticas e pedagógicas" após autorização dos professores ou da diretoria da escola. O projeto é semelhante a substitutivo aprovado pela Comissão de Educação e Cultura ao PL 2246/07, do ex-deputado Pompeu de Mattos. O texto foi arquivado no fim da legislatura passada.
Macêdo lembrou que o projeto de 2007 proibia apenas o uso de aparelhos celulares em sala de aula. O substitutivo, que serviu de base para a proposta apresentada por Macêdo, estendeu a proibição a outros aparelhos portáteis. "Na discussão do projeto na comissão, em 2009, concluiu-se que, para preservar a essência do ambiente pedagógico, cabe a extensão da proibição de uso em sala de aula a todos os equipamentos eletrônicos portáteis que desviam a atenção do aluno do trabalho didático desenvolvido pelo professor", destacou.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Fonte: Agência Câmara / Tribuna do Norte

Inscrições no PROUNI começaram no ultimo sábado

As inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) começam neste sábado (14) e vão até o dia 19 de janeiro no site http://siteprouni.mec.gov.br. O candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obtido nota mínima de 400 pontos.
Também é necessário que o estudante tenha cursado o ensino médio em escola pública. Caso o candidato tenha passado tanto por instituições públicas quanto privadas, é necessário provar que teve bolsa integral para cursar o ensino particular.
Serão oferecidas 195 mil bolsas, sendo 98 mil integrais e 96 mil parciais, que custeiam 50% da mensalidade. As bolsas integrais contemplarão os candidatos que tenham renda inferior a um salário mínimo e meio (R$ 933). Para quem tem renda até três salários mínimos (R$ 1.866), podem ser concedidas bolsas de 25% a 50%.
Agência Brasil

Haddad deverá confirmar reajuste de 22% no Piso Nacional da Educação

Uma boa notícia para os professores de todo o País. O ministro da Educação, Fernando Haddad, deverá confirmar o reajuste de 22,22% no piso nacional dos professores da rede pública, antecipou ao portal Nominuto.com a deputada federal Fátima Bezerra (PT).
Com o reajuste, o valor passa de R$ 1.187,00 para R$ 1.450,75. Com o anúncio, Haddad se desvencilha do último impasse enquanto ministro. Ele renunciará para concorrer à Prefeitura de São Paulo.
O valor ficou bem acima dos 5% de reajuste que foram cogitados ao fim dos trabalhos legislativos do ano passado. Na ocasião, recurso interposto pela deputada Fátima Bezerra, da Comissão de Educação e Cultura, impediu a manobra.
"Há uma pressão de governadores e prefeitos contra o percentual de reajuste de 22,22%, razão pela qual a categoria deve manter-se mobilizada para fazer valer esse direito", defendeu a parlamentar.
Haddad disse ao presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Roberto Leão, durante audiência nesta quinta-feira (12), que a correção do valor do piso salarial profissional do magistério seguirá a lógica da Lei 11.738, que regulamenta o assunto.
No Rio Grande do Norte, o anúncio do reajuste chega um dia após a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) afirmar em entrevista ao Jornal 96 que cumprirá todos os reajustes determinados por lei e que instituam majoração salarial para a classe de professores.
A governadora se disse conhecedora da luta pela implantação do piso e que não descumpriria um direito reivindicado há tempos pela categoria.
Nominuto.com

Cursos de Direito da UFRN, UERN e FARN entre os recomendados pela OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou na tarde de ontem o desempenho das instituições de ensino superior no 5º Exame da OAB, que teve a segunda fase aplicada em dezembro de 2011. Dos 106.086 candidatos que fizeram a prova, 26.010 foram aprovados, o que corresponde a 24% do total.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi a 14ª instituição do país que, percentualmente, mais aprovou candidatos. As 20 melhores, todas públicas, apresentaram índice de aprovação superior a 65,16%. Segundo a OAB, 98% delas foram incluídas na última edição do selo de qualidade do programa OAB Recomenda, divulgado em dezembro.
Além da UFRN, possuem o selo a UERN e a FARN. No RN, 1.705 candidatos se inscreveram esse ano para o exame da OAB. Desse total, 846 foram aprovados na primeira fase e 409 conseguiram aprovação na segunda fase (somando candidatos de todas as faculdades).
Por Robson Pires

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Governadora do RN promete implantar as promoções horizontais dos professores em 2012

Ao comentar as dificuldades enfrentadas em seu primeiro ano de governo, na manhã desta quinta-feira (12), no Jornal 96, a governadora Rosalba Cialini (DEM) prometeu que todas as promoções horizontais pendentes dos professores do Estado serão implantadas em 2012.

Outra medida anunciada pela governadora foi o reajuste salarial da categoria, em conformidade com o piso nacional da classe. "Sempre que houver aumento do piso, haverá reajuste aqui também", prometeu.
Ela comentou que os 3.500 aprovados em concurso para a Educação serão chamados à medida que força tarefa para tratar da admissão desses concursados seja montada. Segundo ela, outras medidas que dizem respeito à implantação dos 14 planos de servidores aprovados seguirão sendo implantadas gradualmente, de acordo com os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo ela, esse é um dos motivos para que aina não tenha havido convocacão dos aprovados no certame para o Detran, cujo concurso precisa ainda ser homologado.
Fonte: No Minuto

Lajes Pintadas realiza a "I Conferência de Cultura"

Na segunda-feira, (dia 09) a Prefeitura Municipal de Lajes Pintadas e a Secretaria Municipal de Educação realizaram, no Centro de Convivência de Idosos Estevão Gabriel de Lima – CONVIVER, a I Conferência Municipal de Cultura, com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento. A conferência foi proferida pelo Secretário Municipal de Cultura da cidade de Santa Cruz/RN, o prof. Iranilson Silva.
 
A conferência teve como objetivos principais: Discutir a cultura do município nos seus aspectos da memória, de produção simbólica da gestão, da participação social e da plena cidadania; propor estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico de desenvolvimento sustentável; elaborar propostas para a implementação da política cultural de Lajes Pintadas e elaboração do Plano Municipal de Cultura e por fim, eleger os delegados para a III Conferência Estadual de Cultura, que deve acontecer em março.
 
A abertura foi com o grupo de teatro local, o Choro e Riso, apresentando uma peça, onde foi retratado "O que é Cultura". No encerramento apresentou-se o grupo de dança de rua de Free Step.
 
Entre os inscritos, foram eleitos para delegados Érica Maria França de Araújo e Jeferson Bruno Maia Franco.
Com a Conferência toda a sociedade é chamada para a construção conjunta de políticas estratégicas no campo do conhecimento e ação cultural, onde a cultura ganha relevo como eixo estratégico de desenvolvimento humano, econômico e social.
 
Na abertura, estiveram presentes várias autoridades, entre elas o Prefeito do Município, Nivaldo Alves, a Secretária Municipal de Educação, prof. Cely Cristiane, representantes do Legislativo Municipal, dos conselhos municipais, do Conselho Tutelar e várias outras instituições escolares, públicas e privadas, como a nossa escola, representada por sua gestora, a prof. Ana Lúcia e pela prof. Alaíde Lopes, a gestora da E. E. Virgílio Furtado, prof. Luzinete Pereira e o Instituto Educacional Caminhando para o Futuro (IESF), Eliana Maria. Além desses, ainda estiveram presentes artistas locais, estudantes, entidades culturais e professores representando as escolas da rede municipal de ensino.
 
Algumas propostas que devem ser defendidas na Estadual é a criação da Secretaria Municipal de Cultura de Lajes Pintadas, a construção de um espaço de apoio a cultura local que priorize e incentive a produção das diversas culturais locais, propiciando a participação e o envolvimento do cidadão lajespintadense, com o desenvolvimento de várias oficinas para os artistas da terra, e a formação de parcerias com instituições públicas e privadas como forma de incentivar, valorizar e fortalecer a diversidade cultural local.
 
Lajes Pintadas é um dos municípios da região Trairi que apresenta grande potencial cultural com grupos de teatro amador criados pelos jovens do município, poetas, pintores e etc.
Exemplo disso é o grupo que encenou por 4 anos seguidos a peça teatral "Auto de São Francisco" apresentado por artistas lajespintadenses, que inspirou outros autos na região. Infelizmente pela falta de investimento e apoio, o grupo já não apresenta a peça a dois anos seguidos.
 
Além disso, é mundialmente conhecida pelo artesanato de sisal e pedra sabão que produz e exporta.
 
(por Ana Lúcia)
 

Governo do Estado anuncia calendário de pagamento dos servidores para o ano de 2012


O governo do Estado do RN anunciou o calendário de pagamento para do servidor público da rede estadual. De acordo com informações colhidas junto a Secretaria de Estado de Administração, o pagamento do servidor estadual para o ano de 2012, será realizado nos dois últimos dias úteis de cada mês, como ocorreu durante todo o ano de 2011.

Confira o calendário de pagamento:
 
Mês Matrícula (Final) Data
Janeiro 1, 2, 3, 4 e 5 30
6, 7, 8, 9 e 0 31
Fevereiro 1, 2, 3, 4 e 5 28
6, 7, 8, 9 e 0 29
Março 1, 2, 3, 4 e 5 29
6, 7, 8, 9 e 0 30
Abril 1, 2, 3, 4 e 5 27
6, 7, 8, 9 e 0 30
Maio 1, 2, 3, 4 e 5 30
6, 7, 8, 9 e 0 31
Junho 1, 2, 3, 4 e 5 28
6, 7, 8, 9 e 0 29
Julho 1, 2, 3, 4 e 5 30
6, 7, 8, 9 e 0 31
Agosto 1, 2, 3, 4 e 5 30
6, 7, 8, 9 e 0 31
Setembro 1, 2, 3, 4 e 5 27
6, 7, 8, 9 e 0 28
Outubro 1, 2, 3, 4 e 5 30
6, 7, 8, 9 e 0 31
Novembro 1, 2, 3, 4 e 5 29
6, 7, 8, 9 e 0 30
Dezembro 1, 2, 3, 4 e 5 28
6, 7, 8, 9 e 0 31
 

Diretores das escolas estaduais de Lajes Pintadas tem audiência na Secretaria de Educação do Estado

Na manhã dessa terça-feira (10), as gestoras da rede estadual de ensino de Lajes Pintadas, Ana Lúcia (EE São Francisco) e Luzinete Pereira (EE Virgílio Furtado), foram recebidas em audiência na Secretaria de Estado da Educação e Cultura, pelo Sr. José Pereira Neto, Subsecretário de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Em pauta, a situação estrutural física e os problemas de infraestrutura enfrentados por esses estabelecimentos, que culminou com a solicitação da visita de um profissional de engenharia da SEEC para analisar cada situação.
A E.E. São Francisco precisa adequar seu espaço físico para que os portadores de necessidades especiais possam usufruir de desse espaço sem dificuldades ou transtornos. Essa é uma das ações do PDE-ESCOLA não realizadas ainda porque não foi autorizada por um engenheiro da SEEC.
"A nossa escola ainda apresenta espaço físico inadequado para a realização de diferentes atividades, sendo necessário implementar mudanças no sentido de adaptar esse espaço, tornando-o adequado. O nosso prédio até o momento não possui sala de leitura, biblioteca, sala de professores e sala multifuncional. Somando-se a isso, temos ainda uma cozinha e depósito de merenda escolar em tamanhos inadequados". (relatou Ana Lúcia).

A escola estadual Virgilio Furtado necessita de reparos na rede hidráulica e elétrica alem de consertos na parte física e estrutural da escola. No momento a bomba de elevação da água para o reservatório encontra-se queimada, necessitando urgente de reposição.
Assim, foi solicitado ao mesmo através do ofício nº 003/2012 a vinda de um técnico a esta instituição de ensino para analisar e viabilizar a liberação de verbas para viabilizar as adequações necessárias, além de outras melhorias no prédio, como pintura do prédio, melhoria na cobertura (retelhamento), colocação de forro nas salas, troca de piso e da instalação elétrica e hidráulica, que estão comprometidas, entre outras solicitações.
O subsecretário mostrou-se sensível e acenou com a possibilidade de liberar ainda para o primeiro semestre do ano letivo de 2012, através do Fundo Estadual de Educação, recursos para suprir as necessidades básicas e imediatas e ainda comprometeu-se a enviar o engenheiro e o arquiteto o mais rápido possível, para fazer um estudo de tudo que foi solicitado.

Ficamos no aguardo do cumprimento do que nos foi prometido, e, não mediremos esforços para conseguir as melhorias necessárias no intuito de oferecer um ensino de melhor qualidade a nossa clientela.
Ficaremos cobrando e nosso esforço será concentrado com vistas a buscar reconquistar alunos e proporcionar a nossa clientela o que temos de melhor.
Enquanto gestoras, entendemos que a parte estrutural não é tudo numa escola, mas contribui muito para que o processo educacional seja um sucesso e possibilite aos atores envolvidos na educação um atendimento de qualidade.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Matrículas 2012!!!

Atenção pais e alunos, as matrículas para o ano letivo de 2012 já encontram-se abertas e irão até o próximo dia 30 de janeiro!!!
Para os alunos novatos ou aqueles que ainda estão em pendência documental não esqueçam de ter em mãos a declaração ou histórico da escola procedente, 4 fotos 3x4, 100 folhas de papel ofício e os documentos pessoais do matriculando.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Resultado UFRN 2012

Recentemente a UFRN foi escolhida como uma das melhores universidades do Nordeste e ontem (04) a Comperve divulgou o resultado final dos aprovados na seleção 2012.
Confira abaixo o resultado final do Vestibular 2012 da UFRN.

http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/psanteriores/ps2012/documentos/Vestibular2012_Aprovados_Classificacao.pdf

Parabéns a todos os aprovados e força e paciência aos que ingressarão em 2013!!