sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

E. E. Virgílio Furtado promove amostra de física



Depois de ter vencido a I Gincana Matemática envolvendo três escolas que participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio do IFRN, sob a coordenação do professor Ricardo Sergio, na semana passada, a Escola Estadual Virgílio Furtado, promoveu na tarde desta quarta-feira (11) sob a coordenação dos alunos bolsistas de Física PIBID (IFRN), Amostra de Física, com experimentos referentes às áreas de mecânica e astronomia.


O objetivo das amostras de física é aproximar o aluno do conhecimento científico e despertar curiosidade e o gosto pela ciência.

O público atingido foram os alunos da rede pública de ensino que mostraram entusiasmo diante dos experimentos.

A troca de experiência serviu para os futuros professores de física embasarem teorias e pratica na área de atuação.


Os alunos bolsistas envolvidos na Amostra de Física foram Kaline Dantas, Diogo Brilhante, Gilberto Elves, Wislane Oliveira, Jeferson Henrique, João Marcos, Daylla Elange, Dayane Cátia e a diretora da escola Jaina Danielle e todos que fazem parte da escola estadual Virgílio Furtado, CAPES, PIBID de Física IFRN Santa Cruz.


Alunos da escola Virgílio Furtado vencem I Gincana da Matemática – PIBID/IFRN de Santa Cruz




O PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência por meio do IFRN, realizaram neste dia 06.12.13 a I GINCANA MATEMÁTICA envolvendo três escolas que participam do programa: Escola Estadual José Bezerra Cavalcante (antigo Pedagógico), Escola Estadual Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro (Estadual) e a Escola Estadual Virgílio Furtado. 

Com provas bem dinâmicas que envolviam desde jogos de raciocínio como xadrez, jogo da velha tridimensional e torre de Hanoi, à provas culturais como paródias, arrecadação de alimentos e conhecimentos matemáticos, uma delas foi decisiva para que a ESCOLA ESTADUAL VIRGÍLIO FURTADO fosse consagrada campeã: uma prova pedia para que os alunos apresentassem o livro MAIS ANTIGO de Matemática, e para a surpresa de todos, inclusive do professor da referida escola - Prof. Ricardo Sérgio, as alunas da comunidade Boqueirão - Rayane Gusmão Perreira Rosana Maria Gomes, apresentaram um exemplar do ano de 1945. Que pertencia ao saudoso Luiz Jerônimo de Gusmão.

Com uma animação de dar inveja e muita garra, o Virgílio Furtado foi chegando de fininho e deu um show a parte. Por falar em chegar de fininho, o aluno/cantor daquela instituição de ensino, Arnaldinho Neto, sanfoneiro e vocalista da Banda Forró Xegado foi um show a parte e contagiou o auditório do IFRN com músicas da atualidade.

No comando da equipe intitulada Canarinhos do Virgílio, apelido dado à equipe pelo professor Ricardo Sérgio, o próprio e também os acadêmicos pibidianos: Josimario Basto, Hiorras Trigueiro, Victor Kievster, Damião Inêz e Jobson De Farias Lima Farias.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Encerrada Jornada Pedagógica das escolas estaduais Virgílio Furtado e São Francisco


Encerrada na tarde desta quinta-feira (21) a Jornada Pedagógica promovida pelas escolas estaduais Virgílio Furtado e São Francisco, a programação deveria ser estendida até esta sexta-feira, mas, sua programação foi antecipada. Professores, coordenadores e a direção das duas escolas se reuniram para planejar e traçar as metas para o ano letivo 2013. 

A Jornada Pedagógica 2013 contou com a realização de palestras, oficinas e planejamento educacional de professores, coordenadores e diretores das escolas estaduais de Lajes Pintadas. 

A Jornada Pedagógica deste ano teve como tema “Diferentes Leituras, Diferentes Leitores: O caminho da formação” desenvolvido no período de 20 a 22 de fevereiro no auditório da E.E.Virgílio Furtado.


Na quarta-feira (20) aconteceram palestras e encontros ministrados para direcionar os trabalhos dos profissionais das instituições de ensino para este ano letivo. Pela manhã a palestra foi proferida pela professora Geralda Efigênia, técnica da SEEC/RN, e teve como tema: Educação Básica: uma nova organização Curricular para o Ensino Médio.


Pela tarde foram realizadas oficinas sobre “Leitura” com o professor especialista Rômulo Gurgel técnico da SEEC/RN.


Na quinta-feira pela manhã foi desenvolvido oficinas com o tema: “A dinâmica do trabalho Pedagógico e Administrativo da Escola”, proferida pela professora Rita de Cássia Rocha, técnica da 7ª Dired.


Durante a Jornada Pedagógica esteve presente à equipe técnica da SEEC/RN, representada pelos professore (a)s Rômulo Gurgel e Geralda Efigênia, e da equipe técnica da 7ª Dired de Santa Cruz, representada pelas professoras Rita de Cassia Rocha, Ione Bezerra Cavalcante, Maria de Fatima Pereira e Suely Rodrigues.


A coordenação da Jornada Pedagógica realizada em parceria, ficou a cargo da direção das escolas estaduais, tendo a frente as professoras, Jaina Danille e Ana Lúcia.

 Diretoras das Escolas São Francisco e Virgílio Furtado

Secretária de Educação acompanha reformas de escolas em todo o Estado


A primeira semana de aulas da rede estadual de ensino foi de visitas às escolas para a secretária de Estado da Educação, professora Betânia Ramalho. Prioridade para os prédios recém-reformados ou que estão em fase final de recuperação, a exemplo das escolas Alberto Maranhão, em Nova Cruz, e Lourdes Guilherme, em Natal.

“Estamos percorrendo todo o Estado, recebendo os prédios que tiveram suas reformas concluídas e acelerando o passo para a entrega das unidades que estão sendo recuperadas. Com isso, nossos alunos estão estudando em locais mais apropriados para o desenvolvimento do processo de Ensino e Aprendizagem, e os nossos professores tem melhores condições de trabalho.”, ressaltou a secretária.

Betânia Ramalho destaca também que nas escolas onde as reformas ainda estão em curso, o ano letivo foi preservado. “Na maioria dos casos, isso foi resolvido com o remanejamento provisório dessas turmas para outros locais, pois as recuperações eram necessárias. Em outros, o início do ano letivo foi adiado em duas semanas, sem prejuízo para os 200 dias letivos obrigatórios. O importante é que estamos, de forma planejada, recuperando um descaso de anos com os prédios escolares”.